29 comentários em “Estudos Disciplinares de Engenharia UNIP (ED)

  1. Oie, faço Engenharia na Unip Bacelar. Estou precisando muito de ajuda nas EDs, fui péssima em Eletricidade e estou correndo atras do prejuizo.
    Obrigada,

    Débora

  2. Olá eu estou no 1º semestre da unip, faço engenharia tbm, quem tiver as respostas de ED do 1º semestre, por favor me ajudem ai!!

    • Ola Andressa… um conselho… se quiser ajuda para fazer… nós te ajudamos… mas CGA e MP vc precisará realmente aprender, pois vai ser conta de 1+1 nos semestres para frente, não recomendo você copiar…. No nosso caso… nunca mais vamos ver eletricidade direito (para quem não vai fazer elétrica)… então é mais tranquilo… Mas se precisar de ajuda… avise… se for do mesmo campus… agente tenta te ajudar

  3. Olá pessoal, não sabia desse blog de vocês, achei muito interessante.
    Li alguns posts recentes e estou agradecendo aos motivos e pessoas que me fizeram mudar de campus, pois imagino o sufoco de vocês com esta professora, onde nem precisaram citar o nome e eu já entendi de quem vocês se referiam.

    Abaixo segue mais uma ajuda para quem ainda não respondeu as ED. Foi o prof° aqui do campus de Jundiaí que enviou:

    Dicas de justificativa dos exercícios de Estudos Disciplinares CF
    Atenção!
    Prezado Aluno, somente marque a resposta depois de ter resolvido o exercício. Depois
    apresente à justificativa. Não serão aceitos “chutes”, responda apenas uma única vez.
    Os exercícios ficam aparentes enquanto você está resolvendo. As dicas a seguir servem
    apenas para melhor orientar seu estudo. Obrigado, bom trabalho!
    Justificativas dos Exercícios 01-20 CF 2ºsem/2012
    1ª)
    Justificativa: Aplica-se primeiramente a condição de equilíbrio (Fel=P) e determina-se a
    constante elástica da mola. A seguir na posição de equilíbrio (EP=0) e EC=EM.
    2ª)
    Justificativa: Aplica-se às condições iniciais fornecidas pelo enunciado à fórmula da
    amplitude fornecida pelo exercício.
    3ª)
    Justificativa: A amplitude da velocidade é determinada através do produto da amplitude
    pela freqüência natural do sistema.
    4ª)
    Justificativa: A partir das condições iniciais fornecidas no enunciado construiu-se a
    equação horária da posição e a seguir aplicamo-la ao instante indicado.
    5ª)
    Justificativa: A partir da equação encontrada no exercício anterior, sabemos que y(t)=0, se e
    somente se, Cos(19,6*t-0.891)=0, assim a primeira solução desta equação nos dá a resposta
    desejada.
    6ª)
    Justificativa: Primeiramente encontra-se a freqüência natural (pulsação) deste sistema.
    Aplica-se a condição de amortecimento crítico onde (g = w0) e determina-se c= 2mg.
    7ª)
    Justificativa: A amplitude da onda resultante é de A = 2 ym Cos(f/2)
    8ª)
    Justificativa: A diferença de fase (f) que geraria uma amplitude de 2mm pode ser
    determinada pela expressão da amplitude da onda resultante A = 2 ym Cos(f/2).
    9ª)
    Justificativa: A velocidade transversal da onda, num determinado ponto e instante, pode ser
    encontrada derivando-se a equação de onda y(x,t) em relação ao tempo (dy/dt) e aplicandose
    as condições indicadas no enunciado.
    10ª)
    Justificativa: A amplitude da onda estacionária resultante é determinada pela expressão
    A = 2 ym Sen(k x), que de acordo com o enunciado equivale a A = 15 Sen(p x / 4), que
    aplicado para posição x = 2cm, resulta numa amplitude de 15cm.
    11ª)
    Justificativa: Utilizando-se a expressão da freqüência para ondas estacionárias, para cada
    uma das cordas compara-se o valor de freqüência para cada estado estacionário em função
    do harmônico (n), também para as duas cordas. Os valores de n que forneceram os menores
    valores para a freqüência determinam o estado procurado.
    12ª)
    Justificativa: Verifica-se que os estados procurados no exercício anterior foram n1=2 e
    n2=5, segundo e quinto harmônicos respectivamente, desta forma o número de nós
    observado é 6 nós.
    13ª)
    Justificativa: Aplica-se a Lei de Faraday, considerando-se que a taxa de variação do fluxo
    magnético é dado pelo produto da área da espira pela taxa de variação do campo magnético
    em relação ao tempo obtida a partir do gráfico.
    14ª)
    Justificativa: Verificamos através do gráfico que no instante t=7,5s a taxa de variação do
    campo é negativa (o campo magnético está diminuindo) desta forma a interpretação da Lei
    de Lenz nos diz que, a corrente induzida terá sentido horário. Produzindo um campo
    magnético induzido no mesmo sentido do campo já existente na espira.
    15ª)
    Justificativa: Deve-se calcular a corrente que circula no circuito à esquerda da barra
    (sentido horário) e a direita (sentido anti-horário) através da fórmula da FEM Mocional
    (EM =B.l.v) e somá-las para encontrar a corrente total na barra ( já que estarão na barra
    ambas no mesmo sentido).
    16ª)
    Justificativa: A potência total dissipada (Pdis=RI2) deverá ser calculada individualmente
    para cada um dos dois resistores indicados no circuito R1 e R2 e somando-se os resultados
    ao final do cálculo.
    17ª)
    Justificativa: Através da expressão do vetor campo magnético, do enunciado, sabe-se que
    este vetor na direção j se propaga no eixo x sentido negativo. Logo através da direção do
    vetor de Poynting (S = E x B), podemos concluir que o campo elétrico deve estar no
    sentido positivo do eixo z (+k). O número de onda deste vetor pode ser encontrado fazendo
    (K=w/c).
    18ª)
    Justificativa: A energia pode ser encontrada através do produto do valor médio do vetor de
    Poynting vezes a área vezes o tempo.
    19ª)
    Justificativa: Primeiramente encontra-se a energia cinética na posição indicada no exercício
    e depois podemos relacioná-la com a velocidade através da expressão (EC= m.v2/2).
    20ª)
    Justificativa: Encontra-se a equação horária da posição, para este caso de amortecimento
    crítico, de acordo com os dados fornecidos pelo enunciado do exercício. Depois se aplica
    para posição de equilíbrio a dica do enunciado y(t)=0.001m.

    • Opa Renata… na verdade… CGA é recomendável tentar fazer… pois as matérias dos de cálculo do semestres seguintes serão 100% complemento do que esta fazendo…

      Se vc copiar (como eu fiz)… vai ter sérios problemas para acompanhar as matérias…. ralei muuuuuuuuuuito semestre passado para conseguir acompanhar… me arrependi até o último fio de cabelo de ter copiado

  4. Aew galerinha…No desepero achei o site de vc’s !!! kkkk
    Gostaria de saber se alguma nobre alma ai possui os exercicios de ED’s resolvidos sobre dinamica dos solidos e dos fluidos, eletrecidade e calor e fundamentos de circuitos eletricos.
    Tudo DP !!! aff
    Vlw

    • Junior…. como eu sou da Civil, estou na dependencia de me enviarem as EDs de Mecânica, meu amigo que cursa mecânica ficou de me passar assim que fizer.

  5. pessoal entrei de transferência agora e estou com 08 aps para entregar, e não lembro a matéria, a maioria já fiz, porem as duas de complemento de física não lembro, e também eletricidade, se der para me enviar posto as que tenho feito…grato

  6. Bom dia…
    Vocês não tem as EDs do 4/5 semestre de Eng de produção, mecanica ou mecatronica para postarem?

    Obrigada.

      • Ola tiago estou cursando o 1 sem de eng civil e queria mt que vc me ajudasse com as EDs pq a data de postagem é amanha e eu realmente n seii nada.. se der pra mi ajudar.

        Obrigada.

      • Ola… infelizmente eu não tenho pois o sistema da unip mudou semestre passado….. e um conselho que te dou… as EDs de cálculo, faça.. não copie…. você vai precisar MUITO aprende-las agora, se não vai ter que correr atrás nos outros semestres.

  7. Bom dia a todos. Estou voltando este semestre o curso de Engenharia de produção depois de 3 anos e estou mais perdido que cachorro que caiu da mudança, rsrsrsr alguem pode me explicar o que são estas EDs? porque pelo que olhei minha grade estou com varias dps! pelo pouco que entendi são os exercícios on-line do site correto? agora eles são enviados? me ajudem por favor.

    Att

    Tiago

  8. Alguém aqui é do campus Bacelar, e alguem aqui fez ou tem os gabaritos da p1 e p2 de cinematicados solidos? abraço

  9. Olá..Adorei o Blog de vocês, muitoos bom mesmo…

    Faço Engenharia Mecânica na UNIP, estou no 5º semestre…
    Alguém tem as Eds de Estatica nas Estruturas para ajudar?

    Abraçoos.

  10. Alguém teria a eds de pontes e grandes estruturas e aeca, pois realizei grande parte da eds mas ainda não conclui c alguém tiver será muito útil obrigado.

  11. Boa Noite pessoal.

    Por favor, alguém tem a ED de estática nas estruturas resolvidas ai?
    Se tiver pode enviar?

    Ta osso essa matéria e não estamos conseguido a ED!

    Att.
    Michel

  12. Boa Noite pessoal.

    Por favor, alguém tem a ED de estática nas estruturas resolvidas ai?
    Se tiver pode enviar?

    Ta osso essa matéria e não estamos conseguido a ED!

    Att.
    Michel

Deixe uma resposta

